Buscar
  • Arthur Mansur

5 PONTOS INFALÍVEIS PARA A SUA VISTORIA

Finalmente o grande dia de vistoriar o seu apartamento chegou! São tantos os pontos que você deve ficar atento que serei bem prático e objetivo sobre tudo que deve ser verificado, testado e analisado. Lembre-se que a vistoria é a praticamente a única oportunidade que você terá de conversar e resolver qualquer irregularidade no seu imóvel de forma rápida e tranquila, por isso não desperdice!

A vistoria quase sempre é acompanhada por um responsável da empresa, muitas vezes arquiteto ou engenheiro, que se coloca à disposição para resolver qualquer problema e para eventuais perguntas.

Tenha em mente que você deverá ir preparado para a sua vistoria, para analisar se tudo está nos conformes! Leia pelo menos duas vezes o seu memorial descritivo, nele estão todas as informações sobre o seu apartamento, desde as especificações de marcas de torneiras e pias até as cores e acabamentos entregues. Sempre que os nossos clientes solicitam, nós os acompanhamos em suas vistorias e de tantas vezes que já fizemos acabamos desenvolvendo a nossa própria lista de equipamentos e nosso próprio check list, que vocês podem baixar clicando na imagem aí em baixo =].



Listinha do comprador perspicaz:


a-) Adesivos circulares vermelhos (irão facilitar a sua vida na hora de indicar pontos irregulares)

b-) Balde para jogar água

c-) Nível e Trena

d-) Bolinha de Gude

e-) Carregador de celular ou abajur

f-) Passa fio

g-) Lâmpadas e soquetes

h-) Cabo de vassoura i-) Papel e caneta para anotar tudo j-) máquina fotográfica para registrar tudo

1. PONTOS ELÉTRICOS E ILUMINAÇÃO

  • Veja se todos os pontos de tomada, TV, telefone e antena estão no lugar previsto em projeto e se estão todas funcionando. É nessa hora que você irá usar o seu carregador de celular para averiguar as tomadas.

  • Verifique se todos os pontos de iluminação estão funcionando corretamente.

  • O seu acesso ao quadro elétrico deve ser fácil e de forma segura. Confira se todos os interruptores estão indicados e colocados corretamente.

  • Se você estiver apreensivo, peça ajuda do profissional que está te acompanhando.

  • Caso não tenha energia elétrica no dia da vistoria, mencione isto no boletim de vistoria e não dê o seu aceite para a parte elétrica.

  • Teste os interfones e campainhas, são itens facilmente esquecidos.


2. PONTOS HIDRÁULICOS

  • Verifique se todas as torneiras, pontos de descarga e chuveiros estão funcionando corretamente, com vazões normais de saída de água e se não há vazamentos e/ou gotejamentos.

  • Fique atento se a água está escoando normalmente. O que mais encontramos em vistorias são tubulações entupidas.

  • Dentro das áreas de banho, verifique se água está correndo tranquilamente para o ralo. Caso fique empoçado, pode chamar o responsável.

  • Verifique se todos os ralos indicados em projeto foram instalados e o seu funcionamento. Muito comum encontrarmos ralos entupidos devido os detritos de obra. Use o balde para jogar água nos locais em que há ralo, como cozinhas e varandas. A água deve ir diretamente para o ralo, caso fique empossado em volta dele, algo está errado.

  • Aproveite este momento para olhar atentamente se as torneiras, pias, louças e chuveiros não estão riscados e/ou manchados.


3. PORTAS E JANELAS

  • Todas as portas devem estar em perfeito estado, sem manchas ou lascas e com o acabamento prometido em memorial. Veja se as maçanetas então inteiras, sem riscos e funcionando perfeitamente, tanto dentro quanto fora.

  • Olhe com atenção todas as janelas. Veja se os vidros não estão riscados e se a estrutura da janela está em perfeito estado.

  • Verifique o funcionamento de todas as aberturas. Você não deve encontrar rugidos, grunhidos ou nada do tipo!

  • Caso a sua janela seja com persiana embutida, verifique se está funcionando perfeitamente.

  • Fique de olho nas vedações. Nenhum ventinho deve entrar pela sua janela sem que você queira.


4. PINTURA

  • Verifique se as paredes estão bem pintadas, sem manchas, tricnas ou lombadas. Procure olhar as paredes meio que de lado, para ver se ela foi bem amasseada e lixada, somente dessa maneira você irá perceber se há lombadas na sua parede.

  • Procure imperfeições! Olhe em todos os cantinhos mais escondidos, perto dos batentes da porta, próxima das tomadas e interruptores. Muita gente gosta de verificar o topo de portas com espelhos.

  • Caso você tenha optado por um piso específico no momento da compra, veja se não há respingos de tinta no mesmo.

  • Muitas vezes nos esquecemos dos forros que já são entregues. Procure por manchas e imperfeições. Qualquer mancha escura é sinal de infiltração.


5. ACABAMENTOS CERÂMICOS, REJUNTES E CONTRAPISO


  • Com o seu cabo de vassoura, bata de leve nos acabamentos e no contrapiso procurando um som oco. Caso você encontre, isso demostra que a aderência entre o acabamento e o substrato não está legal, podendo ocasionar futuramente o deslocamento da peça, além de tornar aquele local mais frágil à impactos.

  • Veja se todas as peças estão perfeitamente rejuntadas, principalmente em volta de ralos, devido a quantidade de água que corre por ali. Já presenciamos casos no qual o rejuntamento não foi feito adequadamente e ar quente acabou entrando pelo piso, resultando em uma grande trinca e perda do revestimento.

  • Se as paredes internas forem em dry-wall veja se estão respeitando as medidas e alinhamentos previstos em projeto.

  • O contrapiso é primordial dependendo do tipo de piso que será instalado na sua casa, por isso fique de olho no seu memorial descritivo, pois nele estará escrito para qual tipo de piso o seu contrapiso foi previsto. Apenas para elucidar a questão, o contrapiso é a parte da nossa casa que irá receber o piso. Pisos vinílicos, por exemplo, são chamados de pisos geográficos, pois podem marcar imperfeições presentes no contrapiso, como buracos e elevações, sendo assim necessitam de um contrapiso extremamente liso.

  • Com o seu cabo de vassoura ou com uma régua grande de 1 ou 2 metros, veja se há desníveis no contrapiso. Se um lado do cômodo estiver na altura 0 cm e o outro lado estiver em uma altura 3 cm, algo está errado e pode prejudicar a sua instalação.

Não fique acanhado na hora de exigir que tudo esteja dentro do esperado. As construtoras geralmente são solícitas em relação à vistoria e ajudam o comprador à faze-la, arrumando qualquer problema simples no mesmo momento e problemas complexos em questão de uma semana.

0 visualização