- Arthur Mansur
5 PONTOS INFALÍVEIS PARA A SUA VISTORIA
Finalmente o grande dia de vistoriar o seu apartamento chegou! São tantos os pontos que você deve ficar atento que serei bem prático e objetivo sobre tudo que deve ser verificado, testado e analisado. Lembre-se que a vistoria é a praticamente a única oportunidade que você terá de conversar e resolver qualquer irregularidade no seu imóvel de forma rápida e tranquila, por isso não desperdice!
A vistoria quase sempre é acompanhada por um responsável da empresa, muitas vezes arquiteto ou engenheiro, que se coloca à disposição para resolver qualquer problema e para eventuais perguntas.
Tenha em mente que você deverá ir preparado para a sua vistoria, para analisar se tudo está nos conformes! Leia pelo menos duas vezes o seu memorial descritivo, nele estão todas as informações sobre o seu apartamento, desde as especificações de marcas de torneiras e pias até as cores e acabamentos entregues. Sempre que os nossos clientes solicitam, nós os acompanhamos em suas vistorias e de tantas vezes que já fizemos acabamos desenvolvendo a nossa própria lista de equipamentos e nosso próprio check list, que vocês podem baixar clicando na imagem aí em baixo =].
Listinha do comprador perspicaz:
a-) Adesivos circulares vermelhos (irão facilitar a sua vida na hora de indicar pontos irregulares)
b-) Balde para jogar água
c-) Nível e Trena
d-) Bolinha de Gude
e-) Carregador de celular ou abajur
f-) Passa fio
g-) Lâmpadas e soquetes
h-) Cabo de vassoura i-) Papel e caneta para anotar tudo j-) máquina fotográfica para registrar tudo
1. PONTOS ELÉTRICOS E ILUMINAÇÃO
Veja se todos os pontos de tomada, TV, telefone e antena estão no lugar previsto em projeto e se estão todas funcionando. É nessa hora que você irá usar o seu carregador de celular para averiguar as tomadas.
Verifique se todos os pontos de iluminação estão funcionando corretamente.
O seu acesso ao quadro elétrico deve ser fácil e de forma segura. Confira se todos os interruptores estão indicados e colocados corretamente.
Se você estiver apreensivo, peça ajuda do profissional que está te acompanhando.
Caso não tenha energia elétrica no dia da vistoria, mencione isto no boletim de vistoria e não dê o seu aceite para a parte elétrica.
Teste os interfones e campainhas, são itens facilmente esquecidos.
2. PONTOS HIDRÁULICOS
Verifique se todas as torneiras, pontos de descarga e chuveiros estão funcionando corretamente, com vazões normais de saída de água e se não há vazamentos e/ou gotejamentos.
Fique atento se a água está escoando normalmente. O que mais encontramos em vistorias são tubulações entupidas.
Dentro das áreas de banho, verifique se água está correndo tranquilamente para o ralo. Caso fique empoçado, pode chamar o responsável.
Verifique se todos os ralos indicados em projeto foram instalados e o seu funcionamento. Muito comum encontrarmos ralos entupidos devido os detritos de obra. Use o balde para jogar água nos locais em que há ralo, como cozinhas e varandas. A água deve ir diretamente para o ralo, caso fique empossado em volta dele, algo está errado.
Aproveite este momento para olhar atentamente se as torneiras, pias, louças e chuveiros não estão riscados e/ou manchados.
3. PORTAS E JANELAS
Todas as portas devem estar em perfeito estado, sem manchas ou lascas e com o acabamento prometido em memorial. Veja se as maçanetas então inteiras, sem riscos e funcionando perfeitamente, tanto dentro quanto fora.
Olhe com atenção todas as janelas. Veja se os vidros não estão riscados e se a estrutura da janela está em perfeito estado.
Verifique o funcionamento de todas as aberturas. Você não deve encontrar rugidos, grunhidos ou nada do tipo!
Caso a sua janela seja com persiana embutida, verifique se está funcionando perfeitamente.
Fique de olho nas vedações. Nenhum ventinho deve entrar pela sua janela sem que você queira.
4. PINTURA
Verifique se as paredes estão bem pintadas, sem manchas, tricnas ou lombadas. Procure olhar as paredes meio que de lado, para ver se ela foi bem amasseada e lixada, somente dessa maneira você irá perceber se há lombadas na sua parede.
Procure imperfeições! Olhe em todos os cantinhos mais escondidos, perto dos batentes da porta, próxima das tomadas e interruptores. Muita gente gosta de verificar o topo de portas com espelhos.
Caso você tenha optado por um piso específico no momento da compra, veja se não há respingos de tinta no mesmo.
Muitas vezes nos esquecemos dos forros que já são entregues. Procure por manchas e imperfeições. Qualquer mancha escura é sinal de infiltração.
5. ACABAMENTOS CERÂMICOS, REJUNTES E CONTRAPISO
Com o seu cabo de vassoura, bata de leve nos acabamentos e no contrapiso procurando um som oco. Caso você encontre, isso demostra que a aderência entre o acabamento e o substrato não está legal, podendo ocasionar futuramente o deslocamento da peça, além de tornar aquele local mais frágil à impactos.
Veja se todas as peças estão perfeitamente rejuntadas, principalmente em volta de ralos, devido a quantidade de água que corre por ali. Já presenciamos casos no qual o rejuntamento não foi feito adequadamente e ar quente acabou entrando pelo piso, resultando em uma grande trinca e perda do revestimento.
Se as paredes internas forem em dry-wall veja se estão respeitando as medidas e alinhamentos previstos em projeto.
O contrapiso é primordial dependendo do tipo de piso que será instalado na sua casa, por isso fique de olho no seu memorial descritivo, pois nele estará escrito para qual tipo de piso o seu contrapiso foi previsto. Apenas para elucidar a questão, o contrapiso é a parte da nossa casa que irá receber o piso. Pisos vinílicos, por exemplo, são chamados de pisos geográficos, pois podem marcar imperfeições presentes no contrapiso, como buracos e elevações, sendo assim necessitam de um contrapiso extremamente liso.
Com o seu cabo de vassoura ou com uma régua grande de 1 ou 2 metros, veja se há desníveis no contrapiso. Se um lado do cômodo estiver na altura 0 cm e o outro lado estiver em uma altura 3 cm, algo está errado e pode prejudicar a sua instalação.
Não fique acanhado na hora de exigir que tudo esteja dentro do esperado. As construtoras geralmente são solícitas em relação à vistoria e ajudam o comprador à faze-la, arrumando qualquer problema simples no mesmo momento e problemas complexos em questão de uma semana.