Concurso Público Nacional para Mobiliário Urbano da cidade de São Paulo

São Paulo | SP

O projeto dos novos mobiliários urbanos para São Paulo foi pensado como uma nova proposta visual e espacial para cidade, conferindo unidade aos elementos urbanos e visando promovê-los a ícones de representatividade da cidade em escala global. 
Os pilares conceituais do projeto são: permeabilidade na espacialidade, movimento no desenho e contemporaneidade na materialidade. 
Nós acreditamos que o mobiliário urbano tenha força para melhorar a qualidade do espaço e as dinâmicas sociais, propondo elementos que agreguem usos e possam facilitar o cotidiano dos paulistanos da atualidade. Os mobiliários respondem de maneira eficiente às demandas funcionais e oferecem usos que vão além do uso primário. O marcante desenho foi inspirado na visão de São Paulo como uma cidade global, multicultural e em constante movimento, bem como nas linhas inclinadas do símbolo do estado. A permeabilidade também aparece no projeto como conceito visual com chapas perfuradas, estruturas perimetrais e elementos vazados. Esses elementos, tão importantes no contexto urbano, trabalham como auxiliadores da requalificação da paisagem. Os mobiliários são pensados em materiais contemporâneos que possuam grande durabilidade, versatilidade e que sejam capazes de romper com o imaginário comum de cidade. 
O projeto busca desenvolver a cidade de forma consciente, minimizando o impacto da produção e da implantação dos elementos urbanos propostos através do uso de materiais sustentáveis, painéis solares, captação e reuso da água da chuva e valorização da ventilação e iluminação natural. O projeto também se coloca como um agente instigador da consciência sustentável na população com a inserção de lixos recicláveis, compressores de pequenos lixos e captadores de energia solar para uso dos cidadãos.

Tipologia
Concurso

Ano
 
2016
Autores
Amanda Marra
Arthur Mansur
Bruna Louise

Helena Franco
Marcela Nery

QUIOSQUE MULTIUSO

PONTO DE TÁXI

ASSENTO

LIXEIRA

PARACICLO

BEBEDOURO

GUARDA CORPO

SANITÁRIO PÚBLICO